3 minutos
Conteúdo PF

Conheça os tipos de crédito disponíveis para construção de casas

Conheça os tipos de crédito disponíveis para construção de casas

Conheça os tipos de crédito disponíveis para construção de casas

 

Talvez você até possua o terreno, ou já tenha um lote em mente, mas se ainda está considerando quais são as possibilidades para financiar e viabilizar essa obra, separamos algumas dicas valiosas para você. Conhecer as formas de crédito mais comuns é o primeiro passo para que você possa entender suas possibilidades e tomar a decisão que mais atende às suas necessidades.

Na busca por soluções para viabilizar financeiramente a construção da sua casa, você vai encontrar algumas alternativas, como: 

Capital próprio

Para financiar sua casa exclusivamente com capital próprio, você precisa ter todo o aporte necessário para investir na construção desde o início, pagando cada etapa da construção do próprio bolso. Vale ressaltar a atenção redobrada ao acompanhamento da execução do projeto pelos fornecedores contratados, para que a obra aconteça sem grandes alterações no orçamento. Uma construção dificilmente vai ocorrer sem imprevistos, por isso é importante que a reserva de capital contemple possíveis percalços. .

Crédito imobiliário para construção

Essa modalidade é realizada através dos grandes bancos, como a Caixa Econômica Federal, com o acesso de crédito para a construção de moradia. 

Neste caso, o valor acessado pode incluir até 80% do valor da construção, com algumas ressalvas, a depender da instituição financeira. Isso significa que você precisará ter os outros 20% restantes para que a operação de crédito seja aprovada. 

O principal ponto de atenção aqui são as taxas de juros oferecidas em contrato por cada instituição financeira. Não acesse esse crédito sem antes fazer uma análise profunda de qual será o real valor gasto ao final deste projeto e todos os serviços que estão inclusos no financiamento, e se ele contempla a obra toda.

Consórcio imobiliário

O consórcio funciona da seguinte maneira: uma instituição financeira reúne um grupo de pessoas que têm o objetivo de construir ou reformar um imóvel. Os participantes deste grupo pagam uma parcela todos os meses, e com alguma periodicidade, um sorteio é realizado para um ou mais participantes. O sorteado receberá uma carta de crédito no valor definido no início do consórcio e poderá usá-lo para construir ou reformar um imóvel, podendo incluir ou não o valor do lote.

Ao contrário de outras formas de financiamento, no consórcio de construção não há o pagamento de juros à instituição financeira. O consorciado, porém, tem de arcar com outros custos, como taxa de administração, seguro e, em alguns casos, fundo de reserva ou variação do valor da parcela.

Todos esses custos juntos costumam representar mais de 20% do valor do imóvel. Por isso, antes de comprar um consórcio de imóvel, é importante questionar qual é o custo total da operação, incluindo todas essas despesas. 

É importante reforçar que consórcios costumam variar muito em termos e condições de uma administradora para outra e, se optar por seguir com essa alternativa, vale estar atento e aprofundar sua pesquisa. 

Empréstimos pessoais convencionais

O Empréstimo Pessoal é um crédito concedido a pessoas físicas para os mais diversos fins, inclusive a aquisição da casa própria. Uma diferença importante é que o valor é concedido por inteiro, e cabe ao tomador deste empréstimo usá-lo com sabedoria para não gastar tudo antes da obra terminar. 

Uma das limitações deste recurso é o valor máximo disponibilizado por cada instituição financeira, que muitas vezes pode ser insuficiente para a obra. E pegar um empréstimo de diferentes instituições financeiras pode ser um caminho sem volta para o endividamento. 

A principal desvantagem está nas taxas de juros, que podem ser altíssimas a depender da instituição financeira, por isso, dificilmente esta será uma alternativa viável. Faça o cálculo da taxa de juros com base no valor que você precisa para construir, e decida se ainda vale a pena apostar nesta modalidade. 

Empréstimo pessoal com garantia de imóvel

Esta modalidade é realizada com uma instituição financeira, como grandes bancos, e basicamente você oferece um imóvel próprio como garantia para a aquisição de um empréstimo. 

O capital é calculado com base no valor de mercado do imóvel oferecido como garantia. Nesta modalidade, é possível obter entre 50% e 60% do valor do imóvel como empréstimo a depender da instituição financeira e da análise de crédito. 

Se você tem uma casa avaliada em R$ 500 mil, por exemplo, pode receber um crédito de até R$ 250 mil. O pagamento das parcelas é mensal, e o prazo de quitação pode chegar a 240 meses, ou 20 anos.

A principal vantagem desta modalidade é em comparação com o empréstimo convencional, pois as taxas de juros são menores. Porém, para acessar esse recurso, é preciso ter um imóvel para dar como garantia para este empréstimo. Se você já possui um imóvel e quer construir um novo, vale considerar também a possibilidade de negociar o imóvel existente antes ou durante a execução da nova obra.

Financiamento de obras

Esta é a alternativa para muitas famílias que buscam acessar crédito para construir suas casas pelas taxas normalmente mais baixas, quando comparado a empréstimos, e pelos prazos mais longos de pagamento. Ele contempla até 80% da obra, podendo ou não considerar o valor do terreno. Outra vantagem de um financiamento de construção é que, após a finalização da obra e documentação do imóvel, ele pode ser migrado para outros bancos, na modalidade de financiamento de imóvel pronto. 

A desvantagem do financiamento para construção atualmente é a dificuldade de obtê-lo na maioria dos bancos, já que envolve muitos riscos para o credor. Pelo mesmo motivo, o capital privado, bastante comum em grandes obras, dificilmente consegue atender pequenos projetos e construções.

O financiamento da Makasí busca solucionar esse problema, já que, através de tecnologia no planejamento, projeto e acompanhamento da obra, podemos reduzir os riscos de custo e entrega. Assim, trazemos segurança não só para a família que está construindo, mas para os credores que financiam a construção. 

Estas são as alternativas mais comuns para financiar uma construção, mas antes de optar por qualquer uma delas, esteja atento ao planejamento da sua obra.  Diversas frentes que são importantes podem não estar contempladas no crédito levantado, como documentações ou mesmo o paisagismo e limpeza pós-obra. Nós já falamos sobre isso nesse artigo, vale a leitura para garantir que todos os custos estão contemplados.

Se você está planejando a construção da sua casa e considerando a possibilidade de utilizar financiamento para viabilizar o projeto, conte com a Makasí. Clique aqui e faça uma simulação de crédito gratuita com a gente. 

 

Inscreva-se em nosso Blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente do seu e-mail