5 minutos
Conteúdo PF

Saiba quais são os custos ocultos na construção de uma casa

Saiba quais são os custos ocultos na construção da sua casa

Saiba quais são os custos ocultos na construção da sua casa

A construção de uma casa é, provavelmente, a realização do maior sonho de uma família, e também o maior investimento que se faz na vida. Mas é também uma das jornadas mais complexas pela qual você irá passar. Por isso, abordamos aqui quais são os custos ocultos que podem surgir durante a construção da sua casa.

É importante ter todas essas informações antes de iniciar qualquer projeto para que você possa se planejar considerando essas despesas e evitar ser surpreendido durante o caminho.

Afinal, quais são os custos ocultos?

Chamamos aqui de custos ocultos todas aquelas despesas que normalmente não são lembradas, especialmente se você é inexperiente na construção. Provavelmente, se você se cercar de bons profissionais para te auxiliar, essas despesas estarão incluídas no planejamento do projeto. De qualquer forma, não importa quem e como você contratar os serviços para a construção da sua casa, tenha muito cuidado e atenção com os custos ocultos, pois mesmo sendo poucos conhecidos, eles são essenciais.

Preparamos uma lista de pontos para você ter atenção na hora de orçar e planejar a construção do seu projeto:

👉 ITBI (Imposto sobre a transmissão de bens imóveis), que é cobrado na hora do registro do seu terreno ou lote, caso ainda não esteja em seu nome;

👉 Custos com projetos: arquitetônico, estrutural, hidráulico, elétrico etc. Economizar aqui é a pior decisão que você pode tomar. Bons projetos representam a base fundamental para uma obra de qualidade;

👉 ARTs (Anotação de Responsabilidade Técnica) dos profissionais envolvidos (documento onde o profissional registra sua responsabilidade sobre seu serviço). Há ARTs tanto para projetos quanto para execução.

👉 Taxas de aprovação, alvará e outras licenças envolvidas com o início da obra. Provavelmente seu arquiteto ou engenheiro conseguirá lhe passar uma boa estimativa para estes itens na sua cidade.

👉 CND (Certidão Negativa de Débitos) e Habite-se: não recolher corretamente os encargos sociais na sua obra provavelmente acarretará em cobrança adicional na hora da retirada do seu Habite-se, e esta conta pode não ser pequena. Uma boa prática é cobrar do seu construtor o registro dos funcionários e comprovantes de recolhimento dos encargos na sua obra. Outra estratégia recomendada é reter 5% de cada medição do seu construtor para liberar somente depois do Habite-se.

👉 Seguros: neste tópico, a máxima “mais vale prevenir do que remediar” prevalece. Existem três tipos de seguro muito usados em grandes obras que podem servir também para obras menores, mas que poucas pessoas contratam. São eles:

  • Seguro término de obra (assegura recurso para conclusão do seu projeto caso haja algum desvio importante e o construtor não cumpra)
  • Seguro Risco Engenharia (te protege em caso de erros em projetos e erros técnicos em geral)
  • Seguro Risco Civil (te protege em relação a acidentes e outros riscos relacionados a “pessoas” na sua obra)

Recomendamos fortemente que você contrate seguros para a sua construção. Eles vão te ressalvar de despesas inesperadas que podem ser muito altas, aumentando ou até inviabilizando a conclusão da sua casa.

👉 Infraestrutura: é comum as pessoas não darem atenção aos custos relacionados à infraestrutura do terreno, como terraplanagem, muros, portões, entre outros. Porém, estes itens são super representativos no orçamento total da construção. Terrenos com maiores declividades ou aclividades demandam ainda mais cuidado durante o orçamento. Não deixe de orçar estes itens junto com a casa em questão.

O custo com a fundação pode virar uma conta astronômica a depender da característica do lote. E executar uma fundação sem um bom projeto é incorrer num risco enorme de ter problemas graves com sua casa no futuro. Portanto, fazer uma sondagem de solo antes de comprar um terreno, ou pelo menos contratar uma sondagem e um projeto de fundação com profissional especializado é de extrema importância.

Custos esquecidos, mas que são opcionais

Além dos custos ocultos, vale lembrar de outras despesas que são normalmente esquecidas do orçamento da construção de uma casa, e apesar de muito prováveis, são opcionais (você pode se mudar sem realizar esses investimentos). São eles:

  • Paisagismo: mesmo que você não queira grandes decorações, até a grama do jardim tem um custo que não deve ser ignorado.
  • Móveis e decoração: quando nos mudamos para uma casa recém construída, é natural que queiramos também investir na mobília dos ambientes. Se esse for o seu caso, lembre-se que essas despesas podem ser tão altas quanto a construção, ainda mais se você optar por móveis sob medida.
  • Segurança: uma preocupação grande de quem mora em casas, especialmente se não for uma casa em condomínio ou loteamento fechado, é a segurança. Além do custo com grades e portões, previsto nas despesas de infraestrutura, é possível que você queira também investir em sistemas de segurança, como cercas elétricas, alarmes, sistemas de câmeras, entre outros.

Dicas de ouro para construir sem surpresa

Se você se interessou pelos custos ocultos, sejam eles obrigatórios ou opcionais, também pode se aprofundar nos erros mais comuns de quem constrói sua casa. E para que essas despesas não atrapalhem seus planos, preparamos dicas finais:

  • Contrate um profissional capacitado para guiá-lo por este processo: verifique a reputação e histórico deste profissional, seja ele um engenheiro(a) civil, arquiteto(a) ou um construtora. A melhor forma de fazer essa verificação é visitando as obras em andamento e conversando com alguns clientes. Uma ótima dica é pedir ao profissional para que ele passe o contato do seu cliente mais satisfeito e do seu cliente mais insatisfeito.
  • Cuidado com contratos “abertos”: os contratos onde o construtor é remunerado por taxa de administração com custo variável tendem a parecer mais baratos de início, mas ao final, o risco de variação de custo é toda sua. E pasmem… quase sempre o custo varia (dose de ironia aqui).
  • Atenção aos contratos na modalidade de preço fechado (material + mão de obra): tenha muito cuidado com a capacidade desta empresa em honrar com variações de custo. Conversar com clientes, avaliar o histórico da empresa são as primeiras medidas. Você ainda pode dar um passo a mais e pedir para seu contador te ajudar a avaliar os últimos balanços e DREs deste construtor (principalmente em obras de maior porte).

Confira mais dicas no passo a passo para a construção da sua casa.

Construir a casa dos seus sonhos talvez seja uma das maiores realizações que se pode ter em vida. Principalmente, se você dedicar atenção em planejar muito bem este projeto. Lembre-se: todo tempo gasto com informação de qualidade e um bom planejamento, será 10 vezes menor do que o tempo e o dinheiro que pode ser cobrado lá na frente com erros, multas e retrabalhos.

Se quiser entender quanto dinheiro você pode financiar para tirar do papel a casa dos seus sonhos, você pode fazer uma simulação de crédito gratuita com a Makasí. Com as nossas orientações, seu dinheiro pode ser muito bem gasto na realização deste sonho, de forma segura e eficiente.

Inscreva-se em nosso Blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente do seu e-mail